Conpet - Programa Nacional da Racionalização do uso dos Derivados de Petróleo e do Gás Natural
Formulário de Busca

  • Tamanho da letra
  • A-
  • A
  • A+

Publicado em 06/07/2016 - 11h42

Conpet e parceiros participam de campanha contra a emissão de fumaça preta por veículos a diesel em São Paulo

Iniciativa, denominada Operação Inverno, tem por objetivo a conscientização de motoristas, mediante medição de opacidade da fumaça emitida e distribuição de panfletos, no dia 07 de julho, para orientá-los quanto a suas emissões e melhorar a qualidade do ar

O Conpet está lançando, juntamente com a Companhia Ambiental do Estado de São Paulo (Cetesb) e o Sindicato da Indústria de Reparação de Veículos e Acessórios (Sindirepa), a “Operação Inverno”.
A “Operação Inverno”, instituída pela Cetesb durante a estação do ano em que as condições climáticas dificultam a dispersão dos poluentes, prevê que, no dia 07 de julho, em São Paulo, na Companhia de Entrepostos e Armazéns Gerais de São Paulo (Ceagesp), caminhões possam fazer avaliações de fumaça preta no local, das 9h às 14h, voluntariamente. Haverá, também, distribuição de panfletos para motoristas de veículos a diesel, orientando-os a verificar o grau de opacidade da fumaça que emitem. Assim, poderão estar com a manutenção dos veículos em dia, proteger a saúde da população contra males respiratórios causados pela poluição do ar e, ainda por cima, economizar combustível.
Devido ao aumento contínuo da frota de veículos em circulação, estes passaram a ser as principais fontes de poluição do ar, principalmente na região metropolitana de São Paulo. Nesse contexto, programas foram sendo implantados para minimizar os impactos da poluição de origem veicular, como a Operação Rodízio e iniciativas de fiscalização de fumaça preta em veículos pesados, como a “Operação Inverno”.
 


Férias do Robô Ed
Consulte o modelo de equipamento contemplado com o Selo CONPET.
CONPET na Escola
Petrobras S/A

O CONPET é um Programa do Governo Federal, vinculado ao Ministério de Minas e Energia - MME, e executado com o apoio técnico e administrativo da Petrobras.

© 2011 Conpet. Todos os direitos reservados. |  Política de Privacidade