Conpet - Programa Nacional da Racionalização do uso dos Derivados de Petróleo e do Gás Natural
Formulário de Busca

  • Tamanho da letra
  • A-
  • A
  • A+

Publicado em 01/06/2012 - 13h35

CONPET

Ação Local
Benefício Global

O CONPET é um programa do Governo Federal, criado em 1991, por decreto presidencial, para promover o desenvolvimento de uma cultura antidesperdício no uso dos recursos naturais não renováveis no Brasil, garantindo um país melhor para as gerações futuras.

O programa é vinculado ao Ministério de Minas e Energia, executado com apoio técnico e administrativo da Petrobras, e sua atuação é orientada por diversos Marcos Legais.

O CONPET estimula a eficiência no uso da energia em diversos setores, com ênfase nas residências, nas indústrias e nos transportes, além de desenvolver ações de educação ambiental. O Programa busca mobilizar a sociedade brasileira, contribuindo para o desenvolvimento econômico e o bem-estar social.

Os principais objetivos do Programa são: racionalizar o consumo dos derivados do petróleo e do gás natural; reduzir a emissão de gases poluentes na atmosfera; promover a pesquisa e o desenvolvimento tecnológico; e fornecer apoio técnico para o aumento da eficiência energética no uso final da energia.

O CONPET tem, ainda, o objetivo de conscientizar os consumidores sobre a importância do uso racional de energia para o desenvolvimento sustentável e melhor qualidade de vida. O trabalho de esclarecer a população para a necessidade de utilizar os recursos energéticos de forma consciente é realizado através de várias iniciativas como Eficiência Energética de Equipamentos, CONPET no Transporte, CONPET na Educação, entre outros.

Com o uso eficiente de energia, o Brasil economiza divisas, garante sua autosuficiência e reduz os custos de produtos e serviços, além de elevar a produtividade e competitividade em diversos setores econômicos.


Férias do Robô Ed
Consulte o modelo de equipamento contemplado com o Selo CONPET.
CONPET na Escola
Petrobras S/A

O CONPET é um Programa do Governo Federal, vinculado ao Ministério de Minas e Energia - MME, e executado com o apoio técnico e administrativo da Petrobras.

© 2011 Conpet. Todos os direitos reservados. |  Política de Privacidade