Conpet - Programa Nacional da Racionalização do uso dos Derivados de Petróleo e do Gás Natural
Formulário de Busca

  • Tamanho da letra
  • A-
  • A
  • A+

Publicado em 01/06/2012 - 12h17

CONPET no Transporte

O Setor de Transporte é responsável por mais da metade do consumo de derivados do petróleo e gás natural no País sendo que o transporte rodoviário corresponde a mais de 90% desse consumo. Nesse setor, o óleo diesel é o derivado mais consumido, com mais de 50% de participação, seguido da gasolina automotiva com aproximadamente 30%.

Economia de diesel e redução de emissões

O CONPET no Transporte para os veículos pesados tem o objetivo de promover o aumento da eficiência no uso do óleo diesel em ônibus e caminhões. Como resultado, além da economia de combustível, ocorre a redução da fumaça preta e de gases associados ao aquecimento global.

As ações do programa são desenvolvidas por meio de parcerias com sindicados e federações de transportadores, secretarias estaduais e municipais de transporte e meio ambiente, entrepostos de carregamento ou distribuição de produtos, além de refinarias, terminais de abastecimento, postos de combustível e área de Engenharia da Petrobras.

Técnicos treinados pela Petrobras realizam a medição do nível de opacidade da fumaça emitida pelo escapamento dos veículos a diesel. Conforme o grau de opacidade medido é fornecido um diagnóstico ao transportador indicando se o veículo encontra-se bem regulado ou necessita de alguma manutenção para redução do consumo e da emissão. Estudos feitos pelo CONPET mostram que uma economia mínima de 5% no uso de combustível é obtida quando pequenos ajustes são realizados para manter o veículo dentro dos padrões de opacidade. Os ônibus e caminhões que passam nas avaliações também se habilitam a utilizar um selo de aprovação concedido pelo CONPET e instituições parceiras.

Além das avaliações são também promovidas, para motoristas e empresários do setor, ações educativas sobre o uso racional e manuseio do óleo diesel. O CONPET no Transporte auxilia as empresas e motoristas que participam voluntariamente do programa a reduzirem seus custos operacionais com combustível e atenderem às resoluções dos órgãos ambientais.

As ações educativas do CONPET no Transporte para avaliação de veículos diesel e orientação a motoristas e proprietários também são executadas em diversas capitais do país e nos municípios das regiões metropolitanas, por meio de parcerias com governos municipais e estaduais.

O CONPET também participa, com entidades do setor transporte, de iniciativas e estudos de avaliação de tecnologias para transporte eficiente de passageiros incluindo novos veículos, motores, combustíveis e vias exclusivas.


Férias do Robô Ed
Consulte o modelo de equipamento contemplado com o Selo CONPET.
CONPET na Escola
Petrobras S/A

O CONPET é um Programa do Governo Federal, vinculado ao Ministério de Minas e Energia - MME, e executado com o apoio técnico e administrativo da Petrobras.

© 2011 Conpet. Todos os direitos reservados. |  Política de Privacidade